Olá companheiro(a)s,
Ontem deu-me para fazer panados de frango com esparguete de tomate, acompanhados de uns bons bróculos cozidos. Então é assim:
Ingredientes:
Para os panados:
- 800/900 gr (duas embalagens) de bifes de frango;
- 1 colher de sopa de alho em pó;
- 1 colher de sopa de pimenta da terra;
- Sal;
- Pimenta Branca qb;
- Pimenta preta qb;
- Mostarda;
- Sumo de um limão pequeno;
- 150 gr. de pão multicereais fresco;
- 1 colher de café de cada uma destas ervas (podem ser secas): tomilho, orégãos e manjericão;
- 3 ovos;
- Farinha de trigo qb;
- Óleo para fritar.
Para o esparguete:
- 1 pacote de esparguete (500gr);
- 200 ml de polpa de tomate;
- 3 dentes de alho grandes laminados;
- 1 caldo knorr de galinha;
- Duas colheres de sopa de cebolinho fresco picado;
- 1 colher de sopa de pimenta da terra moída;
- Sal qb;
- Pimenta preta qb;
- 1 colher de colorau;
- 3 piri-piri vagem (se gostarem de picante);
- Uma folha de louro;
- Azeite qb.
Preparação - Os panados:
1. Começam por cortar cada pedaço de frango em dois bifes. No meu caso tinha três bifes em cada embalagem, pelo que (estou a usar a calculadora...só um momento)... deu para 12 bifes. Ufa! :-) Numa travessa temperam os bifes com o alho em pó, sal grosso, pimenta branca, pimenta preta, pimenta da terra, mostarda e regam com o sumo de limão. Envolvem bem os bifes na marinada e deixam repousar por uns bons 30 minutos. Eu deixo 20 minutos como está na foto e envolvo tudo 10 minutos antes de fritar.
2. Enquando os bifes absorvem o sabor, é altura de moer o pão multicereais na picadora (123 ou Bimby) com as ervas aromáticas (tomilho, orégãos e manjericão).
3. Coloquem, em três pratos de sopa, a farinha, os ovos batidos (deve juntar-se uma colher de sopa de água aos ovos antes de mexê-los) e o pão que ralaram, passando os bifes por esta ordem pelos três pratos. Fritam-se em óleo bem quente (aquela temperatura um pouco antes de queimar num instante ;-). É preferível passar os bifes todos primeiro pelos três pratos e só depois começar a fritar, senão vão estar sempre a lavar as mãos para alternar entre uma coisa e outra.
Preparação - O esparguete:
1. Numa panela, colocam um pouco de azeite, os alhos laminados e a folha de louro e deixam fritar um pouco, até ficarem ligeiramente loiros. De seguida, juntam a polpa de tomate, a pimenta da terra, os piri-piris, o caldo knorr, o colorau, o cebolinho, um pouco de sal e pimenta preta e junta-se 1,5 litros de água (o suficiente para cozer o esparguete sem ficar com muito molho). Coze por uns 10 minutos, apagando-se o lume ao fim desse tempo e deixando repousar um pouco. (convém provar um fio de esparguete para confirmar que está bem cozido).
2. Acompanha-se a refeição com uns legumes cozidos, neste caso foram bróculos, que se cozem em pouca água, com umas areias de sal. Quando começa a água a ferver, desliga-se o lume, junta-se um fio de azeite e está pronto a servir.
Et voilá!
Bom apetite,
Ti'Marquins
Sem comentários:
Enviar um comentário