Meus amigos,
Para hoje trago uma receita que toda a gente faz, mas que leva uns toques à Ti'Marquins. É uma receita que as crianças adoram porque, lá está, leva salsicha. Mais uma vez, esta receita é inspirada numa receita original da minha Grand-Mère, que passou para a minha mãe e que chegou ao Ti'Marquins. ;-)
Ingredientes:
- 1 kg de carne de vaca moída;
- 1/3 de um chouriço;
- 3 ovos inteiros;
- 1 carcaça partida em pedaços e demolhada (paposeco);
- 1 lata ou frasco de salsichas de aperitivo (uso Nobre);
- 1 cebola grande;
- 3 dentes de alho;
- 2 colheres de sopa de cebolinho picado;
- 1 colher de sopa de pimenta da terra moída;
- 2 caldos knorr de galinha ou carne;
- 100 ml de vinho branco;
- Farinha qb;
- Pimenta branca e preta qb (uma colher de café rasa de cada);
- Noz moscada qb;
- Uma colher de café de molho inglês;
- 1 folha de louro grande ou 2 pequenas;
- Salsa para polvilhar.
Preparação:
1. Numa tigela misturam-se a carne, os ovos inteiros, a carcaça previamente demolhada e escorrida, o chouriço picado, o cebolinho, um pouco de sal, pimenta branca, pimenta preta, a pimenta da terra, e uma pitada de noz moscada. Mistura-se tudo muito bem.
2. Fazem-se pequenas bolas, tipo almôndegas, nas quais se introduzem uma salsicha de aperitivo em cada. Convém enrolar bem para que as almôndegas não abram. De seguida, passam-se as bolinhas por farinha de trigo, colocam-se no tabuleiro de forno (forrado com papel vegetal), e levam-se a 200º até a farinha ser quase toda absorvida.
3. Entretanto, enquanto as almôndegas vão ao forno (há quem as frite, mas prefiro assim), piquem a cebola e os dentes de alho e levem a refogar com o azeite numa panela. Quando estiver transparente, juntem o vinho branco e deixem evaporar um pouco. De seguida, junta-se o tomate triturado, os caldos knorr, uma pitada de pimenta branca e preta, juntam-se duas latas e meia (a do tomate) de água e deixa-se ferver um pouco. Após este passo, tritura-se tudo com a varinha mágica e só depois se devem juntar a folha de louro.
4. Quando voltar e levantar fervura, juntam-se as almôndegas e deixa-se ferver em lume brando por mais uns 20 minutos ou até acharem que as almondegas estão cozidas. A farinha das almôndegas vai ajudar a engrossar o molho. No final polvilha-se com a salsa picada. Se o molho não cobrir as bolinhas, juntem mais um pouco de água.
5. Serve-se com um bom esparguete cozido e, neste caso, com uns pimentos padron salteados em alho (2 ou 3 dentes esmagados) e azeite, aos quais se junta uma pitada de sal grosso antes de servir.
Et voilá,
Bom apetite,
Ti'Marquins
Sem comentários:
Enviar um comentário