Alô!
Já há muitos anos que quando vou a Lisboa, raramente dispenso uma ida ao Restaurante Portugália para degustar um bom bife. Bem sei que nos últimos tempos, e com a expansão da cadeia, o bife é mais pequeno e já não é tão bom, mas continua a saber bem, nem que seja pelo ambiente típico de cervejaria, que muito aprecio.
Andei durante uns tempos a tentar descobrir o segredo do molho, que apesar de parecer bem simples, é complicado de encontrar. Entretanto, encontrei uma série de "propostas" e acabei por elaborar uma receita com uma mistura de algumas delas.
Então aqui vai:
Ingredientes:
- 4 bifes grandes de vazia (pode ser lombo) ou 8 pequenos;
- 4/5 dentes de alho esmagados e cortados ao meio;
- 1 embalagem de 200ml de creme de soja (também dá com 200ml de natas normais);
- 1/2 pacote de manteiga (ou margarina), + ou - 125 gr.;
- 1 cerveja (25 ml);
- 1/2 cálice de whisky;
- 1 colher de chá bem cheia de mostarda;
- 1 chávena de café de cevada (uso do instantâneo e ponho uma colher de café e meia na chávena com água quente);
- Sal grosso qb.
Preparação:
1. Começam por temperar os bifes com o alho e sal grosso qb, reservando durante uns 15/20 minutos para que absorvam o sal e o aroma dos alhos.
2. Entretanto podem ir descascando as batatas fritas (eu lavo e corto em palitos com casca e tudo).
3. Numa frigideira grande (se der para fritar os bifes todos ao mesmo tempo, melhor, porque não queima muito a manteiga), retiram os alhos e fritam os bifes muito rapidamente em lume médio/alto, reservando numa travessa tapada com papel de alumínio. Basta mesmo dar uma fritura rápida nos dois lados, para que fiquem mal passados apenas.
4. Na manteiga que ficou na frigideira, juntam a cerveja e o whisky, um dos dentes de alho que separaram antes de fritar os bifes e deixam ferver um pouco para evaporar o alcool. A seguir, baixam o lume e juntam o creme de soja, o café de cevada e a mostarda, retificando o sal se necessário. Mexe-se muito bem deixando ferver ligeiramente para engrossar, retirando o dente de alho antes de desligar o lume. Se acharem que o molho está muito líquido, juntem um pouco de maizena intantânea ou farinha (o meu não precisou).
5. Finalmente, e antes de servir, juntam os bifes ao molho da frigideira e deixam aquecer um pouco.
Nota: Não se esqueçam de ter pão em casa porque o molho vai precisar. ;-)
Et voilá!
Bom apetite,
Ti'Marquins