Caros cozinheiros,
Ontem foi dia de carne guisada à Ti'Marquins. É uma receita bem comum, porém a minha leva uns retoques a gosto. Como é na panela de pressão, é bem rápida de fazer e muito saborosa.
Aviso para os rapazes: A panela de pressão é muito segura e não é preciso usar capacete nem fato espacial, desde que seja manuseada com o devido cuidado. É essencial fechar bem a tampa e deixar escapar sempre todo o vapor antes de a abrir. Se nunca a usaram, nada como pedir instruções à Maria, à mamã ou à avózinha. Se nenhuma delas puder ou souber ajudar, falem com a vizinha giraça da porta ao lado. ;-) Porém, se na panela de pressão é necessário ter muito cuidado com o vapor, na opção da vizinha do lado é necessário ter o devido cuidado com o marido ou namorado, caso existam!!! :-)))) Se não existirem caras-metade de ambos os lados, é uma boa oportunidade para convidar a menina ir ensinar a usar a panela e, entretanto, ficar para jantar. ;-)
Ora então:
Ingredientes:
- 1 kg de carne para guisar (aba grossa);
- 1 osso buco (sem muita carne);
- 1 kg de batata;
- 1 pacote de mistura de ervilhas e cenouras (400 gr);
- 1/2 chouriço;
- 100 gr de bacon inteiro;
- 150 ml de vinho branco;
- 220 ml de água;
- 2 cebolas grandes cortadas em meia-lua;
- 3 dentes de alho;
- 1 lata pequena de tomate triturado (ou 200ml de polpa de tomate);
- 1 colher de sopa rasa de mostarda;
- 1 colher de sopa de molho inglês;
- 1 colher de sopa de pimenta da terra moída;
- 1 caldo knorr de carne;
- 3 cravinhos inteiros (opcional);
- 3 pipi-piris vagem (opcional e apenas para quem gosta daquele picantezinho);
- 1 colher de sopa de banha de porco (também opcional);
- 1 folha de louro;
- Azeite qb;
- Sal qb;
- Pimenta branca e preta qb;
- Cebolinho para decorar (opcional).
Preparação:
1. Numa panela de pressão, coloca-se o azeite (para cobrir o fundo), a banha e junta-se a cebola e o alho cortado às lâminas para refogar um pouco. Quando estiver translúcido, juntam-se o tomate triturado e a folha de louro, deixando-se refogar mais 2 ou 3 minutos.
2. Juntam-se as carnes (aba grossa, osso buco, chouriço e bacon), temperam-se com sal, as pimentas preta e branca e adicionam-se os restantes ingredientes, ou seja, a pimenta da terra, o molho inglês, o caldo knorr, os cravinhos, os piri-piris, a mostarda, o vinho branco e a água. Envolve-se tudo muito bem e deixa-se apurar um pouco. De seguida, fecha-se a tampa da panela, coloca-se a válvula e quando estiver a soltar vapor, baixa-se ligeiramente o lume para cozer por 20 minutos (convém que o vapor se solte devagar, não deixando a válvula a rodar como se fosse levantar voo).
3. Entretanto, cortam-se as batatas em cubos e reservam-se em água.
4. No final do tempo, apaga-se o lume, deixa-se sair o vapor e abre-se a tampa para colocar as batatas e a mistura de ervilhas com cenoura (vão mesmo congeladas). Envolve-se tudo muito bem e volta-se a fechar a tampa da panela, colocando a válvula e deixando cozer por mais 8/10 minutos a partir da altura em que começa a largar vapor.
5. Para terminar, retiram-se cuidadosamente o chouriço, o osso buco e o bacon e corta-se tudo em pedaços, voltando a introduzir dentro da panela. Lá em casa ninguém gosta de tutano a não ser o cozinheiro, por isto esta parte é, para mim, a melhor... consolo-me a comer aquela "nhãnha" num pouco de pão!!!
Et voilá!
Bom apetite,
Ti'Marquins
Sem comentários:
Enviar um comentário