quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Açorda de Camarão à Ti'Marquins

Alô gente!

Para hoje trago-vos uma receita que faço de vez em quando e que é simples e saborosa.

Ingredientes:

800 gr de camarão (uso 40/60 do Pingo Doce);
5 carcaças (usei de pão d'água e do dia anterior) - quando mais velho o pão, desde que sem bolor, melhor!;
1 molho de coentros picados (umas 4 colheres de sopa ou mais, consoante gostem do sabor);
5 dentes de alho picados;
50 ml de vinho branco
Sal;
Pimentas branca e preta qb;
Azeite qb;
4 ovos (opcional).

Preparação:
 
1. Parte-se o pão em bocados e deixa-se demolhado em água por pelo menos 1 hora;
 
2. Coze-se o camarão em água com sal (não muito porque a água vai servir para a açorda). Para tal, basta colocarem os camarões (mesmo congelados) quando a água estiver a ferver e retirar quando voltar a ferver (basta para cozê-los).Depois de arrefecerem (podem passar por água fria) descascam-se e voltam-se a colocar as cabeças e as cascas dentro da panela com a água que os cozeu, deixando ferver por mais uns 10 minutos.
 
3. Picam os alhos e levam a refogar numa panela com um pouco de azeite. Quando estiver tudo translúcido, juntam o pão do qual espremeram a água e mexem tudo muito bem sempre em lume médio. De seguida colocam o vinho branco e vão juntando água coada da cozedura dos camarões até ficar com uma consistênsia tipo papas de milho. Quase no final (quando estiver a borbulhar), junta-se uma pitada de pimentas preta e branca e retifica-se o sal se necessário, desligando posteriormente o lume e juntando os coentros picados.
 
4. Servem a açorda bem quente em cada prato, dispondo os camarões à volta e um ovo cru no meio, que deve bem mexido com o restante. Os ovos podem também ser mexidos com o pão dentro da panela. Convém que a açorda esteja bem quente, para que o ovo se incorpore bem.


Et voilá!

Bom apetite,

Ti'Marquins

2 comentários: